PROJETO – COMBATE AO TRABALHO INFANTIL – MPT

AUTORA
Professora Reni da Luz Rossa, 4º ano

Entre os dias 24 a 27 de maio de 2021, a turma do 4º ano da Escola Municipal Olaria Filipaki, realizou atividades referentes ao Combate ao Trabalho Infantil, tema este de grande importância para nossa sociedade. Foram realizadas leituras de textos, imagens referentes ao tema. 

Para o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), por exemplo, em 2016, existiam 2,4 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil que é todo trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima prevista na legislação de cada país. Os pais tiveram participação realizando uma pesquisa onde relataram sua opinião sobre o tema. Algumas atividades foram realizadas através de meet com os alunos, onde fizeram a leitura do caderno de orientação do Trabalho Infantil - Caderno de Orientação Pedagógica. Com discussão e debate sobre a pesquisa feita anteriormente. Também realizaram a exposição do cartaz “Um dia sem o trabalho infantil”. Para incrementar ainda mais o trabalho foram assistidos vídeos do youtube sobre o tema. Realizaram a leitura e atividades do livrinho de apoio “Lugar de criança é na escola”. Para finalizar cada aluno realizou uma poesia sobre o assunto abordado na semana com orientações da professora.

AUTORA
Coordenadora pedagógica Eliceia Halatiki Szereda

O trabalho desenvolvido em conjunto com o Ministério Público do Trabalho é de extrema importância para toda sociedade pois a exploração do trabalho de crianças e adolescentes é algo presente na atualidade. Isso afeta o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos. A situação de pobreza leva muitas vezes, a família a expor as crianças a essa realidade, pois necessitam buscar meios de sobrevivência e complemento de renda. Por isso se faz necessária a investigação e intervenção de órgãos que defendam os direitos das crianças.A professora Reni desenvolveu o trabalho de forma dinâmica e criativa, explorando o tema e tornando-o atrativo aos alunos. Também contamos com a participação do Conselheiro Tutelar, Tiago Gorte, que explanou a temática numa linguagem acessível aos alunos, os quais puderam tomar conhecimento sobre o papel do Conselho Tutelar na defesa dos seus direitos e também saber mais sobre seus deveres.


























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONAVÍRUS

Desafio Mês 1

ÁGUA, UM BEM PRECIOSO