BRINCANDO COM AS PALAVRAS ATRAVÉS DE POEMAS VISUAIS
AUTORA
Professora Thaís Padilha Goy, 5º ano
Os alunos do 5° ano da escola Olaria Filipaki, sob a orientação da professora Thaís Padilha Goy, depois de terem contato com poemas, realizaram uma atividade voltada ao gênero textual Poema Visual.
Segundo a professora Thaís, os alunos fizeram seus poemas, apresentaram aos colegas e depois foram fixados no mural da escola, onde a comunidade escolar pode prestigiá-los durante a reunião de pais à noite. Para a realização contamos com o auxílio e envolvimento da família dos alunos onde depois puderam ver a exposição de todos os trabalhos realizados. Os pais envolveram-se e muitos diziam que não sabiam que existia poema assim. Com certeza estes alunos reconhecerão um poema visual quando se depararem com os mesmos, pois mostraram muita empolgação e criatividade para confeccioná-los.
A professora pesquisou e discutiram com os alunos que: A poesia visual consiste numa junção entre a literatura (o texto do poema) com as artes visuais (a imagem criada através das palavras). De modo simplificado podemos dizer que o poema visual é uma poesia que está amparada na imagem. Um poema visual funciona com base na união das palavras com especial atenção para a aparência da composição final. Na poesia visual a organização das letras e das palavras é fundamental, porque a imagem formada transmite um sentido. Apesar de estar associada muitas vezes a um movimento mais recente (a poesia concreta), a verdade é que a poesia visual, que usa tanto as palavras quanto à disposição gráfica para comunicar, existe há muito mais tempo. Fonte: https://www.culturagenial.com/o-que-e-um-poema-visual-exemplos/
A utilização de letras, palavras e imagens fez com que os alunos demonstrassem curiosidade ao expressar seus conhecimentos, abordando a produção textual de uma forma diferenciada, o compartilhamento com os colegas também foi muito importante, segundo a professora.
Professora Thaís Padilha Goy, 5º ano
Os alunos do 5° ano da escola Olaria Filipaki, sob a orientação da professora Thaís Padilha Goy, depois de terem contato com poemas, realizaram uma atividade voltada ao gênero textual Poema Visual.
Segundo a professora Thaís, os alunos fizeram seus poemas, apresentaram aos colegas e depois foram fixados no mural da escola, onde a comunidade escolar pode prestigiá-los durante a reunião de pais à noite. Para a realização contamos com o auxílio e envolvimento da família dos alunos onde depois puderam ver a exposição de todos os trabalhos realizados. Os pais envolveram-se e muitos diziam que não sabiam que existia poema assim. Com certeza estes alunos reconhecerão um poema visual quando se depararem com os mesmos, pois mostraram muita empolgação e criatividade para confeccioná-los.
A professora pesquisou e discutiram com os alunos que: A poesia visual consiste numa junção entre a literatura (o texto do poema) com as artes visuais (a imagem criada através das palavras). De modo simplificado podemos dizer que o poema visual é uma poesia que está amparada na imagem. Um poema visual funciona com base na união das palavras com especial atenção para a aparência da composição final. Na poesia visual a organização das letras e das palavras é fundamental, porque a imagem formada transmite um sentido. Apesar de estar associada muitas vezes a um movimento mais recente (a poesia concreta), a verdade é que a poesia visual, que usa tanto as palavras quanto à disposição gráfica para comunicar, existe há muito mais tempo. Fonte: https://www.culturagenial.com/o-que-e-um-poema-visual-exemplos/
A utilização de letras, palavras e imagens fez com que os alunos demonstrassem curiosidade ao expressar seus conhecimentos, abordando a produção textual de uma forma diferenciada, o compartilhamento com os colegas também foi muito importante, segundo a professora.
Comentários
Postar um comentário