CORRIDA DAS FRAÇÕES

AUTORA
Professora Thaís Padilha Goy, 5º ano

O 5º ano da Escola Municipal Olaria Filipaki, orientados pela professora Thaís Padilha Goy, realizaram o jogo da “Corrida das Frações”. Os alunos estão estudando o conteúdo relacionado às frações e para que entendessem a diferença e identificassem frações maiores e menores que a unidade as associando ao resultado de uma divisão ou ao significado de parte de um todo recortaram tiras de frações referentes a 1 inteiro, ½, 1/3, ¼, 1/5, 1/6, 1/7, 1/8, 1/9,1/10 e 1/16.

Num primeiro momento os alunos tiveram a parte teórica, em sala de aula, com atividades no livro didático, explicações e exemplos extras, atividades no caderno. Na sequência, foi solicitado aos alunos que trouxessem carrinhos que tivessem em casa para realizarem um trabalho na quadra.

No pátio da escola, em duplas, utilizaram dados, os quais jogavam e formavam uma fração. Cada carrinho andava de acordo com a fração tirada no dado (era usada a tira de fração para saber a distância que o carrinho andaria). Ganhava o jogo o participante da dupla que chegasse primeiro na linha de chegada.

“A proposta de trabalhar com as tiras de papel facilita o estudo das frações equivalentes, uma vez que desafia os alunos a observarem e a compararem diferentes frações de um mesmo todo (nesse caso, a tira completa) para então concluir frações equivalentes. ” A vivência concreta favorece a atribuição de significado ao conceito em estudo e torna a matemática mais atraente e significativa, relata a professora.

Referência Bibliográfica

Buriti mais matemática. Manual do professor/organizadora Editora moderna. 1. Edição. São Paulo: Moderna 2017.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Mês 1

CORONAVÍRUS