"Aprender porcentagem é um doce!"

AUTORA
Professora Thaís Padilha Goy, 5º ano

O quinto ano da Escola Municipal Olaria Filipaki, orientado pela professora Thaís Padilha Goy, aprendeu porcentagem de uma forma divertida, significativa e muito saborosa, afinal "Aprender porcentagem é um doce!!"

Conforme cita a educadora, o conteúdo citado foi trabalhado com o doce confeti, onde os alunos inicialmente comeram alguns e após isso tinham a missão de pegar um confeti e dividí-lo em 4 partes. Aí foram exploradas as ideias de 100%, 75%, 50%, 25 % associando as frações 1/2, 1/3, 1/4 que por sua vez corresponde a 25/100, bem como aos números decimais relativos 1 inteiro, 0,5 - 0,25 e 0,75. Várias outras simulações foram realizadas. Ex: pegar um docinho e comer 50% dele, ...

Continuando o trabalho, relata a professora, foram utilizadas as pecinhas de Lego para representarem o inteiro, 75% ,50%, 25%, 10% relacionando às frações 1/2 - 1/4, 3/4 - 1/10, ...Aprender no concreto o conteúdo e visualizando, puderam entender o que é porcentagem.

Segundo a professora, vale ressaltar que a BNCC demonstra que:

“É por essa negociação de significados que a aprendizagem significativa se diferencia da aprendizagem mecânica. O conhecimento prévio interage com o novo conhecimento, modificando e enriquecendo a estrutura cognitiva prévia, que permite a atribuição de significados ao conhecimento. As condições para que ocorram a aprendizagem significativa são a adoção de materiais e estratégias potencialmente criativas, por parte do docente, e a predisposição para aprender, por parte do estudante.”

http://basenacionalcomum.mec.gov.br › aprofundamentos











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Mês 1

CORONAVÍRUS