Desta vez, acabou em pizza!!!

AUTORA
Professora Thaís Padilha Goy, 5º ano

Com o objetivo de tornar as aulas de Matemática e o ensino de Fração mais dinâmico, divertido e saboroso a Professora Thaís Padilha Goy da Escola Municipal Olaria Filipaki fez com seus alunos pizzas. A escola através da diretora, coordenadora e colegas providenciaram os ingredientes e os fornos. Sendo que foram os alunos que colocaram a mão na massa. Também houve a preocupação com o uso de luvas e toucas, para manter o trabalho higienizado.

Inicialmente, copiaram a receita no caderno, fizeram a leitura e conversaram sobre as quantidades, medidas usadas e os tipos de ingredientes. Trabalharam com as frações e puderam observar na prática frações apresentadas na receita.

Fizeram a conversão de medidas pois algumas receitas foram dadas em porcentagem, outra em mg, outras em xícaras e outras em fração. Os alunos realizaram todo o trabalho de preparo das pizzas, observaram também o tempo para assar. Depois da pizza pronta dividimos juntos e pudemos verificar as partes da fração, fração aparente, fração equivalente (maior e menor que um inteiro).

Conforme relato da professora, “Essa demonstração consistiu em o aluno retirar da pizza uma parte e fazer a associação da parte relativa ao todo. Cada aluno realizou uma demonstração e ao final houve degustação. Com este trabalho os alunos puderam vivenciar e dar significado aos conceitos construídos ao longo das aulas, além de experimentarem uma deliciosa maneira de aprender Matemática”.

“ Professora, agora vou conseguir fazer a minha própria pizza em casa, fomos nós que fizemos! ”, relata uma aluna em conversa na sala.

Sabemos que atualmente, o principal objetivo da educação é tornar o conhecimento significativo. Com certeza atingimos os objetivos com esse tipo de atividade.


 
Na sequência temos alguns relatos dos pais dos alunos:























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Mês 1

CORONAVÍRUS