Jornal como recurso pedagógico

AUTORA
Thaís Padilha Goy, 5º ano

Com o intuito de trazer a notícia para a sala de aula, a professora Thaís Padilha Goy, do 5° ano da Escola Municipal Olaria Filipaki levou o “jornal da manhã” para dentro de sua sala de aula. Esse jornal é fornecido para a escola devido a parceria no “Projeto Vamos Ler – Geração Digital” Os alunos exploraram as notícias relacionando-as aos gêneros textuais estudados.

Em seguida puderam verificar que o jornal é dividido internamente em várias seções que podem incluir notícias, negócios, economia, esportes, política, meio ambiente, classificados, entrevistas, colunas de opinião, cartas de leitores, entretenimento, arte e cultura, eventos, entre outros.

Conforme relato da professora, o jornal transformou-se em um importante aliado pedagógico pois os alunos encontraram uma parte onde apareceram jogos, a previsão do tempo e as fases da lua. O jornal colaborou para a motivação do ensino e aprendizagem de gêneros textuais e enriqueceu o conteúdo aprendido além de contribuir para que os alunos se tornem mais informados e participantes.

Os alunos escolheram um assunto do jornal para relatar aos colegas e depois fizeram produções textuais em sala de aula. Ao final da aula os alunos puderam levar os jornais para casa e compartilhar as notícias com seus familiares.

Ao inserirmos a diversidade de gêneros nas práticas didáticas, colocamos o aluno em contato com gêneros textuais que são produzidos fora da escola, em diferentes áreas de conhecimento, para que ele reconheça as particularidades do maior número possível deles, e possa preparar-se para usá-los de modo competente quando estiver em espaços sociais não escolares. https://educador.brasilescola.uol.com.br/

A professora enfatiza que cabe a escola proporcionar ao aluno esse contato com os diferentes textos 
para que os alunos saibam identificá-los e reconheçam suas características.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio Mês 1

ÁGUA, UM BEM PRECIOSO

CORONAVÍRUS