Leitura divertida
AUTORA
Professora Thaís Padilha Goy, 5º ano
Com o objetivo de tornar o estudo dos diferentes gêneros textuais mais atrativo, dinâmico e divertido a Professora Thaís Padilha Goy da Escola Municipal Olaria Filipaki confeccionou com seus alunos um livro de histórias sobre a Chapeuzinho Vermelho e seus personagens.
Foi explorado a história fazendo comparativo com os dias atuais, onde as crianças precisam tomar cuidado com companhias de pessoas estranhas. Principalmente com o uso da internet onde o contato virtual se tornou bem frequente.
Conforme relato da professora: “Os alunos já conheciam a história então fomos construindo e anexando os diferentes gêneros textuais no contexto da história. Primeiramente foram dadas as orientações e após começaram os trabalhos.”
Além dos gêneros textuais foram abordadas a ortografia, argumentação, planejamento e produção de textos que expressem o resultado de observações e pesquisas, concordância verbal, nominal, pontuação, ideias principais, adequação do texto a estrutura e a linguagem característica do gênero, elementos da narrativa como: personagens, enredo, tempo, espaço e narrador.
O trabalho foi muito produtivo pois os alunos mostraram grande interesse, envolvimento e participação durante as atividades de elaboração, escrita e ilustração e já estão perguntando se não faremos outro livrinho. Quando os alunos realizam atividades significativas mostram mais empenho em realizá-las e a aprendizagem acontece.
Professora Thaís Padilha Goy, 5º ano
Com o objetivo de tornar o estudo dos diferentes gêneros textuais mais atrativo, dinâmico e divertido a Professora Thaís Padilha Goy da Escola Municipal Olaria Filipaki confeccionou com seus alunos um livro de histórias sobre a Chapeuzinho Vermelho e seus personagens.
Foi explorado a história fazendo comparativo com os dias atuais, onde as crianças precisam tomar cuidado com companhias de pessoas estranhas. Principalmente com o uso da internet onde o contato virtual se tornou bem frequente.
Conforme relato da professora: “Os alunos já conheciam a história então fomos construindo e anexando os diferentes gêneros textuais no contexto da história. Primeiramente foram dadas as orientações e após começaram os trabalhos.”
Além dos gêneros textuais foram abordadas a ortografia, argumentação, planejamento e produção de textos que expressem o resultado de observações e pesquisas, concordância verbal, nominal, pontuação, ideias principais, adequação do texto a estrutura e a linguagem característica do gênero, elementos da narrativa como: personagens, enredo, tempo, espaço e narrador.
O trabalho foi muito produtivo pois os alunos mostraram grande interesse, envolvimento e participação durante as atividades de elaboração, escrita e ilustração e já estão perguntando se não faremos outro livrinho. Quando os alunos realizam atividades significativas mostram mais empenho em realizá-las e a aprendizagem acontece.
Comentários
Postar um comentário