O uso de fontes históricas nas aulas de História: uma ferramenta pedagógica importante para relacionar a teoria com a prática
AUTORA
Professora Joselaine Kavilhuka Goy, quarto ano A
No início de abril, os alunos do 4⁰ ano da professora Joselaine Goy foram até a Casa da Cultura de Irati e lá puderam observar e conhecer diferentes objetos antigos. A aula-passeio fez parte de uma sequência didática do componente curricular de História, cujo objetivo era compreender a importância das fontes históricas para o estudo da História. Através das fontes históricas, podemos perceber e identificar as mudanças que ocorreram nas formas de vida, nas relações sociais, nos costumes e na tecnologia, mas também podemos observar as permanências, ou seja, as características que permanecem até hoje. Depois de entender o que são e por que são importantes as fontes históricas, a turma pesquisou, coletou, catalogou e participou de uma exposição que foi realizada para a comunidade escolar e para os pais dos alunos envolvidos na atividade. Os alunos explicaram aos visitantes o que era, para que era utilizado e de que época era cada objeto que fez parte da exposição. Esse trabalho serviu para os estudantes relacionarem a teoria aprendida nos livros com a prática, o que fez toda a diferença na sistematização do conhecimento de cada um.
Professora Joselaine Kavilhuka Goy, quarto ano A
No início de abril, os alunos do 4⁰ ano da professora Joselaine Goy foram até a Casa da Cultura de Irati e lá puderam observar e conhecer diferentes objetos antigos. A aula-passeio fez parte de uma sequência didática do componente curricular de História, cujo objetivo era compreender a importância das fontes históricas para o estudo da História. Através das fontes históricas, podemos perceber e identificar as mudanças que ocorreram nas formas de vida, nas relações sociais, nos costumes e na tecnologia, mas também podemos observar as permanências, ou seja, as características que permanecem até hoje. Depois de entender o que são e por que são importantes as fontes históricas, a turma pesquisou, coletou, catalogou e participou de uma exposição que foi realizada para a comunidade escolar e para os pais dos alunos envolvidos na atividade. Os alunos explicaram aos visitantes o que era, para que era utilizado e de que época era cada objeto que fez parte da exposição. Esse trabalho serviu para os estudantes relacionarem a teoria aprendida nos livros com a prática, o que fez toda a diferença na sistematização do conhecimento de cada um.
Comentários
Postar um comentário